segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vídeos mostram a importância e como é possível melhorar o padrão da Saúde no Brasil e no mundo com a Acreditação


Vídeos mostram a importância e como é possível melhorar o padrão da Saúde no Brasil e no mundo com a Acreditação

Um resgate da história do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) e sua missão de melhorar a qualidade e a segurança das organizações de saúde do país. É a partir desse ponto que a médica Maria Manuela Alves dos Santos, superintendente do CBA fala de aspectos importantes para a melhoria da saúde como, o controle de infecções, os erros em saúde decorrentes principalmente de problemas da comunicação e a importância constante do treinamentos de médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde. Dividida em três partes, a entrevista discute conquistas do Consórcio, como a parceria com a Joint Commission International (JCI), umas das principais instituições acreditadoras do mundo, e a inclusão da acreditação na agenda de debates do Ministério da Saúde.

“Esses vídeos fazem parte de uma estratégia de comunicação inovadora, adotada pelo CBA a partir de 2012. Pretendemos instituir uma abordagem mais direta com os gestores das organizações de saúde, fortalecendo a marca do CBA como uma instituição diferenciada no mercado, que trabalha com os padrões de segurança preconizados pelas JCI”, explica Maria Manuela.

De acordo com Cristiane Henriques, chefe de Marketing e Comunicação Institucional do CBA, outra meta dos novos vídeos é popularizar o conceito de acreditação entre o público leigo, convidando-o a participar das questões relativas à segurança no atendimento de saúde. “Nosso próximo passo será produzir vídeos tratando de tópicos específicos de segurança e qualidade, como a correta higienização das mãos dos profissionais de saúde”, revela Cristiane. “Nosso objetivo é apresentar o CBA como uma instituição que está trabalhando a serviço da melhoria do atendimento de instituições de todo o Brasil”, complementa.

Durante a entrevista, Maria Manuela pontuou que uma das principais mudanças dentro de uma instituição acreditada é a mudança no clima organizacional da empresa: “O trabalho que antes era feito de forma isolada agora passar a ser feito coletivo, multiprofissional. Para isso, muda-se a forma de trabalhar e também a comunicação.”. Maria Manuela analisa que a saúde brasileira é altamente regulamentada e normatizada. No entanto, ainda é preciso investir em capacitação profissional. “São as pessoas que fazem a diferença”, assegura a superintendente do CBA.

Assista aos vídeos e conheça mais sobre o trabalho de acreditação no Brasil em http://www.youtube.com/user/Acreditacao/feed.


Nenhum comentário:

Postar um comentário