Acreditação de Planos de Saúde: Como elaborar um programa efetivo de melhoria da qualidade?


Acreditação de Planos de Saúde:
Como elaborar um programa efetivo de melhoria da qualidade?
Por Sylvia Regina Nava Cozer*

Lançado em novembro de 2011 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o programa de acreditação de operadoras de planos de saúde (OPS) tem caráter voluntário e objetiva qualificar, num sentido amplo, as OPS, melhorando o grau de satisfação entre seus públicos (beneficiários colaboradores e prestadores de serviço).
Existem sete dimensões para avaliação de uma operadora: Programa Melhoria da Qualidade, Dinâmica da Qualidade e Desempenho da Rede Prestadora, Sistemática de Gerenciamento das Ações dos Serviços de Saúde, Satisfação dos Beneficiários, Programa de Gerenciamento de Doenças e Promoção de Saúde, Estrutura e Operação e Gestão. Neste artigo, nosso foco será a dimensão um: Programa de Melhoria de Qualidade.

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