Vídeo – Acreditação de operadoras de saúde é tema da série Boas Práticas em Saúde


Vídeo – Acreditação de operadoras de saúde é tema da série Boas Práticas em Saúde


O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), primeira instituição homologada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avaliar e conceder acreditação para operadoras de planos de saúde, no Brasil, está lançando o terceiro vídeo da série Boas Práticas em Saúde, com o tema Acreditação para Operadoras de Planos de Saúde.
Com 8 minutos de duração, o programa, criado pela SB Comunicação, enfoca a história e os benefícios da acreditação para operadoras, prestadores de serviços e usuários de planos de saúde. Para falar do assunto foram convidados o Coordenador de Acreditação para Operadoras de Planos de Saúde do CBA, José de Lima Valverde Filho, e Márcio Coriolano, presidente da Bradesco Saúde, primeira operadora de saúde acreditada no País.

Para Valverde Filho, a acreditação faz com que a operadora de saúde trabalhe dentro de padrões de qualidade pré-definidos em manuais de qualidade para acreditação. Segundo ele, a conquista da acreditação traz um diferencial mercadológico para a operadora, já que o cliente passa a ter conhecimento que a operadora que ele busca contratar ou a qual pertence, segue padrões de qualidade na prestação do seu atendimento. “A acreditação pode ser um atrativo para aumentar a cartela de clientes de uma operadora. Como também, a insatisfação do cliente pode simbolizar o rumo dele para outro serviço”, vislumbra o Coordenador do CBA.

Segundo o presidente da Bradesco Saúde, a instituição enfrentou alguns desafios para se adequar aos padrões de acreditação. “Houve uma grande mudança cultural dentro da empresa, já que a acreditação implica em novos processos, em mudança de conceito. Deixamos de ser uma operadora que era uma financiadora do acesso da população à medicina para ser efetivamente uma gestora de recursos médicos”, analisa Coriolano. O presidente da Bradesco Seguros atribui que a melhoria da instituição no Índice de Desempenho da Saúde seja fruto da conquista da acreditação.

Coriolano assegura que os associados da Bradesco Saúde  já percebem a mudança advinda do processo de acreditação: “Anualmente, fazemos uma pesquisa de satisfação com os nossos clientes. Essa última pesquisa apontou uma melhora significativa do nível de satisfação e da percepção do cliente em relação à qualidade da organização.”

Comentários