quinta-feira, 15 de maio de 2014

Infecção Hospitalar: um problema do mundo, um problema de todos



Infecção Hospitalar: um problema do mundo, um problema de todos
Dia 15 de maio é celebrado o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares. As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), principalmente as adquiridas no ambiente hospitalar, estão entre as principais causas de morbidade e de mortalidade e o consequente aumento de custo.  O problema, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), afeta 10 em cada 100 pacientes hospitalizados em países desenvolvidos e 7 hospitalizados em cada 100 em países em desenvolvimento. Para comentar o fato e saber como evitar a infecção hospitalar (IH), entrevistamos a enfermeira Irene Rêgo Haddad. Ela que é Supervisora de Procedimentos Técnicos e Serviços do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante exclusivo no Brasil da Joint Commission International (JCI), é especialista em Gerência de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e em Controle de Infecção Hospitalar pelo Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa (INESP-SP). Leia abaixo a entrevista na íntegra.

CBA - O que os hospitais brasileiros devem fazer para diminuir estas estatísticas?
Irene Haddad - Em primeiro lugar os hospitais devem constituir através de membros executores e consultores uma comissão de controle de infecção, apoiada pelas lideranças da instituição, conforme orientado na Lei nº 9431/ 97 e na Portaria MS 2616/98. Devem elaborar e implantar um programa de controle de infecções abrangente, incluindo todas as áreas por onde circulam pacientes, profissionais e visitantes, com foco na redução dos riscos de infecções associadas ao cuidado à saúde. Medidas de isolamento, técnica de higiene das mãos, limpeza de artigos e superfícies, educação de profissionais, pacientes e familiares. Tudo isso, monitorado através de indicadores, constitui um forte alicerce para a redução destas estatísticas. 
CBA - Ainda de acordo com a OMS, a carga endêmica de infecções associadas aos cuidados de saúde também é significativamente maior nos países de renda média e baixa do que nos países de alta renda, em particular em pacientes internados em unidades de terapia intensiva e em recém-nascidos. Essa diferença na taxa de IH ocorre também internamente em nosso país, comparando regiões brasileiras mais pobres com as regiões mais desenvolvidas?
I.H. - Infelizmente sim, pois as regiões menos desenvolvidas têm menor acesso a profissionais qualificados e materiais, principalmente. As taxas de IH em UTIs são maiores em função dos procedimentos invasivos ali executados e do tempo de permanência destes dispositivos invasivos, como cateter venoso central, sonda vesical de demora e tubo traqueal. Além disso, existem os fatores de risco associados ao paciente e a própria doença.
CBA - Segundo a OMS, os recém-nascidos estão em maior risco de adquirir infecções associadas aos cuidados de saúde nos países em desenvolvimento, com as taxas de infecção de três a 20 vezes maior do que nos países de alta renda. A que atribui-se esse fato?
I.H. - A incidência das IRAS em neonatos está relacionada com o peso ao nascimento, a utilização de cateter venoso central e com o tempo de ventilação mecânica, que definem o tempo de permanência, tanto dos dispositivos invasivos quanto de internação. Quanto menor o peso e a idade gestacional, maiores o tempo de internação e o risco de aquisição de infecções.
CBA – O Programa Nacional de Controle de Infecção Hospitalar determina que hospitais, públicos e privados, mantenham um Programa de Infecções Hospitalares, através da criação da Comissão de Controle e Infecção Hospitalar (CCIH). Quais as recomendações da JCI/CBA frente a essa situação?
I.H. - O programa de acreditação internacional desenvolvido pelo CBA-JCI traz em seu conjunto de padrões, requerimentos específicos para a definição e o estabelecimento de práticas sistematizadas para garantir a correta utilização das técnicas de higiene das mãos, em especial, nas unidades ou serviços de maior complexidade ou maior risco como unidades intensivas e centros cirúrgicos. Além da sistematização dessas práticas, a instituição de saúde deve monitorar de forma contínua os resultados relacionados com a prevenção e o controle de infecções, adotando indicadores específicos, incluindo a observação direta dos profissionais em seus ambientes de trabalho.
CBA - De acordo com a OMS, entre os fatores que colocam pacientes em risco de infecção estão: o uso prolongado e inadequado de dispositivos invasivos e antibióticos e a aplicação insuficiente das precauções padrão e isolamento. Quais as recomendações da JCI/CBA nesse sentido?
I.H. - No capítulo de Prevenção e Controle de Infecções (PCI), do Manual de Padrões de Acreditação da JCI para Hospitais, é recomendado que cada instituição identifique as infecções de importância epidemiológica, os locais de infecção e os dispositivos, procedimentos e práticas relacionadas, onde serão concentrados os esforços para prevenir e reduzir a incidência de infecções associadas aos cuidados de saúde.
A instituição deve disponibilizar precauções de barreira e procedimentos bem definidos de isolamento para proteger os pacientes, inclusive os imunossuprimidos, mais vulneráveis, visitantes e profissionais, contra doenças transmissíveis, especialmente os germes de maior relevância epidemiológico nos dias de hoje, que são os multiresistentes, também associados ao uso prolongado e indiscriminado de antibióticos.
As instituições devem coletar e avaliar sistematicamente seus dados sobre as seguintes infecções e locais: trato respiratório, trato urinário, dispositivos intravasculares invasivos, doenças e microorganismos de relevância epidemiológica e infecções emergentes ou reemergentes na comunidade.
CBA - Qual a contribuição que a educação continuada pode dar para prevenir IH?
I.H. - A educação continuada de profissionais é um pilar muito importante na prevenção das infecções hospitalares. É de responsabilidade da instituição fornecer educação sobre práticas de prevenção e controle de infecção aos profissionais, pacientes e familiares e a outros prestadores de cuidado, quando indicado por seu envolvimento no cuidado.

CBA – Como enfrentar este problema?
I.H. - São diversas as armas para combater as infecções hospitalares. A principal delas é a mudança de comportamento obtida por meio da atuação efetiva dos profissionais (qualificados) da CCIH, com foco na educação. Todos os níveis da organização devem ser envolvidos no processo educativo. Pacientes e familiares devem ser incluídos no esforço de prevenção com medidas educativas e de esclarecimento sobre as melhores práticas, inclusive estimulando a observação do cumprimento destas pelos profissionais envolvidos no cuidado.
A higienização das mãos é a atitude mais simples e mais eficiente na prevenção da infecção hospitalar, mas também é de difícil adesão, no mundo inteiro. O aumento da adesão à higienização correta das mãos é um grande desafio. A implementação de processos seguros e procedimentos bem descritos e monitorados é outro bom caminho.
O programa de controle da infecção hospitalar deve ser monitorado através de indicadores. Hospitais comprometidos com a excelência coletam e acompanham rigorosamente seus indicadores, reportam seus dados para os órgãos oficiais e entidades do setor, e comparam seu desempenho com instituições de referência, inclusive do exterior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário