quinta-feira, 2 de julho de 2015

Hospital Moinhos de Vento recebe reconhecimento pela implantação de modelo de gestão no Bloco Cirúrgico

Hospital Moinhos de Vento recebe reconhecimento pela implantação de modelo de gestão no Bloco Cirúrgico
O Hospital Moinhos de Vento foi representado pelo Gerente de Operações, Vitor Tadeu Ferreira no QUALIHOSP - Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde, realizado recentemente em São Paulo. O evento contou com a participação de palestrantes internacionais e apresentou temas relevantes, com forte participação de hospitais de referência no Brasil.
Na ocasião, Ferreira apresentou a temática “Gestão Administrativa do Bloco Cirúrgico - uma reflexão para otimizar o desempenho integrando a Prática Médica, Assistência e Gestão. Um relato de caso”. O trabalho, do qual Vitor é um dos autores, junto com a gerente de Operações Assistenciais, a enfermeira Janice Brustolin, e com o colaborador Marcelo Padilha. Durante as atividades, o estudo foi abordado durante uma apresentação oral sobre a experiência de implantar a Gestão Administrativa no Bloco Cirúrgico.
Sobre o tema, Vitor comenta: “a apresentação abordou a experiência do Moinhos de Vento na implantação de uma gestão administrativa no Bloco Cirúrgico. Anteriormente, a administração era feita por um médico e uma enfermeira, aos quais foi agregado um especialista em gestão, um administrador. Vale ressaltar que a inserção de uma gestão administrativa profissional em hospitais brasileiros, ainda mais em áreas fechadas, como o Bloco Cirúrgico, é bastante incipiente. O processo, que acaba de completar um ano, tem gerado efeitos bastante positivos. O principal resultado é a viabilização de um número superior de cirurgias realizadas, aumentado a eficiência dos processos cirúrgicos, através da integração e de um planejamento integrado entre médico, enfermeiro e administrador.”

O trabalho foi agraciado com Menção Honrosa, dentre os 304 pôsteres apresentados. “O reconhecimento é gratificante para todos que se empenham para que o projeto ganhe corpo e fique mais robusto a cada dia”, afirma o gerente, que destaca: “no Hospital Moinhos de Vento, as discussões em torno da prática de ações com qualidade são diárias. Com pensamento ético, assistencial e profissional atrelado à segurança e ao encantamento de pacientes e familiares.” O modelo de gestão implantando no Bloco Cirúrgico teve como foco principal auxiliar no alcance das metas estabelecidas no planejamento estratégico da instituição, que foi construído com a metodologia da cocriação. O principal diferencial é a gestão transparente e com senioridade administrativa, capaz de promover a sustentabilidade institucional com processos enxutos, fortalecendo a missão “Cuidar de Vidas”.
Fonte-  Hospital Moinhos de Vento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário