quinta-feira, 21 de setembro de 2017

CBA promove capacitação sobre auditoria interna da qualidade para hospitais da Americas Serviços Médicos


CBA promove capacitação sobre auditoria interna da qualidade para hospitais da Americas Serviços Médicos
Contratado pelo Americas Serviços Médicos, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) promoveu, entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, o Curso de Capacitação para Auditores Internos da Qualidade para 200 diretores, gerentes, profissionais da qualidade e gestores de processos de mais 20 hospitais acreditados da rede.
Segundo Érica Mota de Sousa Batista, médica infectologista e gerente nacional de qualidade do Americas Serviços Médicos, o objetivo da realização do curso foi aprimorar o time de auditores da empresa. “Com as aulas, buscamos, também, fomentar nossa estrutura de auditoria interna e capacitar os líderes das unidades a rastrearem os padrões que consideramos importantes dentro da metodologia da Joint Commission International”, diz Érica.
Como diferencial, a gerente do Americas Serviços Médicos destaca a experiência do docente responsável por ministrar o curso, o médico e coordenador de Acreditação do CBA, José Valverde Filho. “O Dr. Valverde é uma pessoa muito experiente e, durante as aulas, dá exemplos práticos, de sua vivência, e isso ajuda bastante na formação e na capacitação dos nossos auditores”.
Por monitorar diversos processos, o trabalho dos auditores internos tem impacto direto na assistência dos hospitais. “Por exemplo, podemos rastrear a linha do cuidado do protocolo de queda e ver se o paciente não está tendo um desfecho favorável. Em cima disso, podemos tratar todos os pontos que precisam de melhoria”, explica a médica.
A gestão hospitalar e a segurança no cuidado aos pacientes são outros pontos que são beneficiados pelas auditorias internas. “Com monitoramento contínuo dos processos in loco, vemos como a ponta assistencial está engajada e como está operacionalizando os protocolos de segurança planejados para que isso impacte na experiência do paciente”, garante Érica. “Nossa ideia é que os auditores internos apoiem a nossa estrutura de educação contínua do programa de qualidade para desenvolver todos os processos de acordo com o planejado nas nossas políticas internas”, completa.
Em caso de auditoria externa de um órgão acreditador, Érica explica que “se você estiver continuamente rastreando os seus processos, trabalhando com segurança, naturalmente você vai estar pronto para qualquer selo que necessite”.
A reunião de profissionais de diversas instituições de saúde no mesmo curso se justifica pela Americas Serviços Médicos ser um grupo de hospitais, como afirma Érica. “Traçamos planos macros da gestão corporativa e trazemos todos os envolvidos para poder realizar em um único local. Aproveitamos, inclusive, para fazer um alinhamento da visão para que todos fiquem alinhados na mesma base”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário