Hospital Santa
Catarina de Blumenau busca visão mais sistêmica dos processos da qualidade com
acreditação internacional JCI
Instituição
com longa caminhada na busca por padrões de excelência no cuidado prestado aos
pacientes, o Hospital Santa Catarina de Blumenau encontrou na acreditação da
Joint Commission International (JCI) a chance de ter uma visão mais detalhada e
sistêmica dos processos internos. De acordo com a supervisora da Qualidade da
unidade, Karina Paris, “a uniformidade dos processos na instituição, assim como
nos serviços terceiros, alcançada pelos padrões JCI, garante maior segurança na
condução dos mesmos”. Segundo ela, há uma preocupação de que a segurança e a
qualidade se reflitam ‘na ponta’, ou seja, na prestação do cuidado, conduz a
instituição, seus colaboradores e médicos para um nível mais elevado de
entrega. “A parceria com o serviço terceiro se estreita e juntos todos buscam a
excelência”, explica.
Para iniciar o
processo de acreditação, a equipe do Hospital contou com a expertise do
Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), associado da JCI no Brasil. “Os
trabalhos de educação desenvolvidos pelo CBA junto ao nosso Hospital têm sido
de suma importância para o início dessa caminhada. A capacitação no manual
por especialistas permite maior entendimento dos padrões e uma interpretação clara
do que se está pedindo nos elementos de mensuração, levando assim a construção
de planos de ação pertinentes”, sublinha Paris. De acordo com ela, a semana de
diagnóstico foi muito produtiva e de grande aprendizado. “Ter três
especialistas avaliando os processos da instituição e ao mesmo tempo
contribuindo com seus conhecimentos deu às lideranças e colaboradores um apoio
importante para o desenvolvimento do trabalho futuro”, destaca.
Além da semana
de diagnóstico, a instituição também contou com a visita de um consultor do CBA
para ministrar uma aula de capacitação sobre o Manual JCI para Hospitais – 6ª
edição ao grupo de líderes. “A participação dos líderes e colaboradores no
processo de avaliação diagnóstica mostrou que todos estão engajados na implementação
das melhorias necessárias e com os gaps identificados”, comemora Paris.
Segundo a
supervisora, com a vantagem de o hospital já trabalhar a cultura da qualidade
no seu dia a dia, as equipes têm mais facilidade na implementação dos padrões
da JCI. Além disso, a maioria das oportunidades de melhoria identificadas são
ajustes nos processos já existentes na instituição. A exceção fica por conta da
construção do processo de avaliação do corpo clínico, já embrionariamente
iniciado pelo hospital há alguns anos. “Esse é um processo complexo, que incluí
não somente a construção de dados, mas a mudança de cultura da equipe médica e,
portanto, é um dos pontos de atenção do grupo de médicos que irá trabalhar os
padrões da JCI relacionado aos processos médicos”, explica.
A avaliação
será trabalhada por um grupo de médicos, criado no início do processo de
acreditação, com representantes das principais áreas assistenciais, que irão
apoiar na implementação das melhorias relacionadas aos processos médicos e na
disseminação junto ao corpo clínico. “Esse grupo será coordenado pela
médica da Qualidade e todos são subordinados ao superintendente médico Dr.
Mario Celso Schmitt. Como supervisora da Qualidade, a orientação ao grupo será
de minha responsabilidade e entendo que com essa estrutura de trabalho as
dificuldades serão minimizadas”, diz Paris.
Para verificar
se o conhecimento sobre os padrões da JCI está sendo assimilado, Paris explica
o vem sendo desenvolvido na instituição desde 2017. “Temos um trabalho interno,
em que eu e o médico da Qualidade realizamos avaliações tracers nas
unidades. Esse trabalho nos permite avaliar não só os processos, mas o quanto
os colaboradores e líderes têm conhecimento sobre eles. Essa atividade ajuda na
disseminação das práticas de excelência e na educação continuada das equipes,
assim como na identificação de melhorias contínuas para a manutenção dos
processos de excelência. Outra forma que utilizamos para verificar o
conhecimento é a avaliação de diagnóstico, que junto ao diagnóstico interno,
realizado pelas lideranças de capítulos e pela Qualidade, dará subsídios para
evoluir em planos de ação e programas de educação continuada”, conclui.
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