segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Representante do HCor revela o que mudou após a Acreditação Internacional



Representante do HCor revela o que mudou após a Acreditação Internacional

Acreditado pela Joint Commission International (JCI), via Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), em 2006, o Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, acaba de ser reacreditado pela metodologia internacional da JCI. Para saber o que mudou nesse período de quatro anos, entrevistamos a Superintendente Assistencial, Bernardete Weber, uma das responsáveis pela reacreditação do hospital.
Segundo Weber, a principal mudança nesse período está na melhoria da segurança do paciente, expressa nos procedimentos do cuidado médico-assistencial. “Também temos uma maior integração entre áreas de trabalho, e orgulho pessoal de pertencimento institucional”, revela a superintendente, que disse ainda que a reacreditação trouxe maior credibilidade institucional e mais motivação aos funcionários, que estão profundamente comprometidos com a melhoria contínua.
Sobre a metodologia adotada pelo hospital, a representante do HCor assegura: “A metodologia da JCI proporciona elementos de diferenciação no cuidado que permitem ganhos pela redução de reintervenção, além de maximizar a retomada da condição de saúde. Um exemplo é a aplicação das metas Internacionais de segurança do paciente, preconizadas pela Organização Mundial de Saúde”. Bernardete Weber adiantou que o HCor está repensando seu modelo assistencial: “Adotamos o modelo Cuidado Integrado HCor, que pressupõe o foco no paciente e na família com uma visão de processo, onde o conjunto das atividades assistenciais atuam de forma harmônica entre si e onde os pressupostos da humanização orientam as relações.”
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário