segunda-feira, 26 de abril de 2010

Todas as unidades assistenciais do INCA já contam com certificado internacional de Acreditação


A partir de agora, todas as unidades assistenciais do Instituto Nacional do Câncer são acreditadas, ou seja, têm o selo de qualidade conferido pela Joint Commision International/Consórcio Brasileiro de Acreditação (JCI/CBA). O HC I, principal unidade do INCA, que oferece tratamento para a maioria dos tipos de câncer, recebeu sua acreditação na semana passada. Para obter a certificação, o HC I teve analisados 1.215 elementos, e precisou cumprir seis metas de segurança internacionais. A visita dos representantes da JCI/CBA, no final de março, durou uma semana.

O processo de acreditação leva em conta aspectos como qualidade técnica, gestão e atendimento humanizado. Os padrões atestados pelo certificado têm validade de três anos. Por isso, mesmo com a boa notícia, o comprometimento de todos os funcionários precisa continuar.

A primeira unidade do INCA a receber a Certificação Internacional de Acreditação foi o HC III (especializado no atendimento de pacientes com câncer de mama), em 2007. Todo o processo durou aproximadamente dois anos e meio. Em 2008, após um processo de quatro anos, o HC IV tornou-se a segunda unidade assistencial do INCA a receber a Certificação. Um ano mais tarde foi a vez do HC II, especializado no tratamento de tumores ginecológicos, e do Centro de Transplantes de Medula Óssea (CEMO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário