quarta-feira, 16 de junho de 2010

Acreditação Hospitalar

Seminário Nacional de Acreditação - Ano 2010

Seminário Internacional de Acreditação - Ano 2009


O Processo de Acreditação Internacional

O processo de acreditação consiste da avaliação externa da qualidade dos serviços, tendo como referência padrões predefinidos que expressam a visão de grupos da sociedade interessados em boas práticas. É um processo baseado em avaliar para melhorar o desempenho, sendo a avaliação baseada em padrões e critérios bem definidos, de modo a assegurar consistência ao processo.

O planejamento da avaliação é feito “sob medida”, com base nas características do hospital, informadas em geral pelo diretor da instituição, quando do preenchimento da solicitação da avaliação. Durante a avaliação, os avaliadores verificam a conformidade da estrutura, dos processos e dos resultados obtidos pelo hospital, comparados com os padrões do manual. As fontes de informação utilizadas pelos avaliadores são: entrevistas com pacientes e familiares, entrevistas com profissionais do hospital, reuniões e observação direta, através de visitas aos diversos setores do hospital. São ainda analisados diversos documentos relevantes do hospital, incluindo os prontuários dos pacientes. Todas essas atividades são acompanhadas por pelo menos um profissional do hospital, de acordo com a agenda preparada de comum acordo entre a direção do hospital e a agência acreditadora.

O trabalho de campo termina com uma reunião de encerramento com os líderes institucionais, durante a qual os avaliadores fornecem ao hospital um relatório de decisão preliminar, baseado em seus achados durante a avaliação. Esse relatório é então enviado ao Comitê de Acreditação, que tem entre suas atribuições, a aprovação do relatório e outorga da acreditação. O ciclo de acreditação tem a duração de três anos – seis meses antes da data de seu término, a agência acreditadora notifica a instituição, com vistas à realização de nova avaliação para reacreditação e um novo ciclo tem início.


Padrões Internacionais e o Método de Avaliação de Acreditação


Para obter o certificado de Hospital Acreditado, o hospital deve demonstrar conformidade significativa com um manual de padrões:
desenvolvidos por especialistas em saúde dos cinco continentes;
criados por profissionais que atuam especificamente no setor saude;
testados em todas as regiões do mundo;
aplicáveis de forma individual nas organizações de saúde;
desenhados para estimular e dar suporte continuado às ações de melhoria da qualidade;
criados para promover a redução de riscos para pacientes e profissionais;
adaptáveis ao contexto das crenças, valores, cultura e legislação das diferentes regiões e países do mundo;
voltados para a garantia da segurança do paciente. Através da Acreditação Internacional, as Instituições tem acesso a uma variedade de recursos e serviços de uma rede Internacional, incluindo:
um sistema internacional de avaliação de qualidade baseado no benchmarking entre as instituições participantes do programa;
estratégias para redução de riscos e táticas para prevenir eventos adversos;
acesso a uma fonte de dados sobre boas práticas;
um informativo internacional editado pela JCI;
eventos promovidos pela JCI e seus parceiros nas principais regioes do mundo.

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