quinta-feira, 7 de maio de 2015

Hospital Moinhos de Vento promove ação sobre a importância da higienização das mãos

Hospital Moinhos de Vento promove ação sobre a importância da higienização das mãos
Conscientizar a população sobre a importância da higiene das mãos. Este é o objetivo da ação aberta à comunidade que será realizada pelo Hospital Moinhos de Vento no próximo sábado (09) em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado na última terça-feira. Durante a atividade que acontece das 9h às 14h na área de brinquedos rústicos do Parcão, a Instituição também fará uma homenagem ao Dia das Mães. Em caso de chuva o evento será cancelado.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos, que são as principais vias de transmissão de germes e microrganismos em geral. Este hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais de saúde e da população em geral.
A coordenadora do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Moinhos de Vento, Denusa Wiltgen, salienta que esta é a medida mais efetiva para evitar a transmissão de infecções, tanto no dia a dia quanto no ambiente hospitalar. "Nesta época de baixas temperaturas, com a proliferação de doenças virais e, às vezes as pessoas acabam se esquecendo de lavar as mãos após espirrar, ou tossir, que são situações em que liberamos uma quantidade enorme de microrganismos no ar.”
Segundo a especialista, o álcool gel tem efeito duradouro para deixar a mão limpa por mais tempo, mas não substitui a água e o sabão quando as mãos estão sujas com alguma secreção, por exemplo.
Baixas temperaturas
Com a chegada dos dias mais frios, as pessoas permanecem mais em ambientes fechados, o que aumenta o risco de contrair doenças virais e bacterianas. Alguns cuidados evitam que essa transmissão ocorra a partir do contato das mãos:
- Ao espirrar ou tossir, cubra o nariz e a boca com lenço de papel. Na falta destes itens, cubra a boca e o nariz com o antebraço, evitando sujar as mãos.
- Se não for possível higienizar as mãos, evite tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar.
- Tente não entrar em contato com indivíduos doentes ou mantenha distância de pelo menos um metro.
- Não compartilhe lixas, cortador ou alicate de unha, uma vez que as unhas também podem acumular microrganismos nocivos à saúde.
- Lave bem as mãos antes de colocar e tirar as lentes de contato.

A enfermeira do Hospital Moinhos de Vento ensina a forma correta de fazer a higienização das mãos. Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jS88eiufghc

Nenhum comentário:

Postar um comentário