Auditoria interna da Qualidade cresce em unidades de saúde do país



Auditoria interna da Qualidade cresce em unidades de saúde do país
CBA oferece curso para quem quer atuar na atividade
Responsável por verificar a conformidade, ou não, dos processos e detectar possíveis problemas, recomendando providências corretivas, o auditor interno da Qualidade é uma função cada vez mais presente em unidades de saúde, especialmente naquelas que estão buscando a acreditação ou que já são acreditadas e se empenham para manter a chancela. A auditoria interna hospitalar contribui para a melhoria da cultura organizacional e o resultado operacional, através da mensuração e aperfeiçoamento da qualidade, com gerenciamento de processos e informações administrativas, clínicas e financeiras, auxiliando diretamente no planejamento estratégico institucional. Cabe ao auditor fazer cumprir uma política de autoavaliação que garanta o êxito e a continuidade dos métodos implementados.
Com o crescente interesse das instituições de saúde por aperfeiçoar seus processos, a busca por essa especialização também aumentou. Para atender a esse público, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) desenvolveu o curso Auditores Internos da Qualidade. A próxima edição acontece em São Paulo, nos próximos dias 21 e 22 de maio. O engenheiro mecânico pós-graduado em Análise de Sistemas, especialista em gestão de processos em unidades de Saúde e educador na Coordenação de Educação do CBA, Antonio Jorge Dias Fernandes dos Santos, será o responsável por ministrar o curso. Nesta entrevista, ele explica a importância da atividade dentro das instituições, ressalta a necessidade de se capacitar e detalha a formação oferecida pelo CBA.
Como a capacitação oferecida pela CBA pode ajudar o profissional que deseja atuar na área de Qualidade dentro das unidades?
O curso é voltado para profissionais que já trabalham na área da Saúde e que buscam se educar nesse olhar, conhecer os processos, se aperfeiçoar nessa experiência. É muito comum que instituições acreditadas ou que procuram pela acreditação atribuam a incumbência de atuar na Qualidade a pessoas que já exercem algum cargo na unidade e que demonstrem interesse pela função. Por isso, é fundamental a qualificação.
Qual é a importância dessa função dentro dos hospitais?
É indispensável que as unidades que buscam a excelência em seus processos tenham mecanismos para se autoavaliarem. Dessa maneira, é possível manter os padrões exigidos e prevenir problemas.
Como serão as aulas?
O conteúdo é dividido em dois dias de curso, com carga horária total de 16 horas. Vamos abordar os processos de Qualidade, com foco na área de Saúde, e promover exercícios em grupo como, por exemplo, a elaboração de check lists de auditoria em setores importantes das unidades. A ideia é que os participantes possam ter uma vivência de como funciona a atividade no dia a dia dos hospitais.
Qual é o público-alvo do curso?
São profissionais com formação de nível superior nas áreas da Saúde ou em Administração e Engenharia. Nesses dois últimos casos, é importante que tenham experiencia em gestão ou prática em serviços de saúde.
Qual o conteúdo programático do curso?
Falaremos sobre a importância e o papel dos auditores internos; estrutura, planejamento e organização do Corpo de Auditores e suas técnicas; gestão e cuidados ao paciente, entre outras abordagens. Os conceitos expostos no curso são baseados nas óticas da ISO 9001-2008 e do processo de Acreditação Internacional – metodologia JCI.
Mais informações e inscrições em http://ead.cbacred.org.br/curso/auditores-internos-da-qualidade-curso-presencial ou pelo telefone (21) 3299-8200.

Comentários