sexta-feira, 24 de outubro de 2014

II Jornada de Qualidade e Segurança



Em 08 de novembro o Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizará a II Jornada de Qualidade e Segurança.
Com a Participação dos profissionais do  CBA 
Objetivo: Difundir questões atuais e importantes na
área de Qualidade e Segurança.
Público-alvo: Médicos, profi ssionais e estudantes da
área da saúde, profi ssionais do Projeto RHP, corpo clínico
e colaboradores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Valor da Inscrição: R$ 30,00 para doação ao Centro
Profissionalizante Girassol.
Horário: 8h30 às 17h10
Local: Auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz –
1º subsolo – Bloco E, Rua Treze de Maio, 1815 –
Paraíso – São Paulo – SP – CEP: 01323-903
Vagas limitadas!
Estacionamento no local: R$ 10,00 (valor fi xo)
Coordenação: Desenvolvimento Institucional do
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Organização: Instituto de Educação e Ciências em
Saúde
Inscrições e informações: (11) 3549-0577 ou iecs@haoc.com.br




segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Hospital Albert Einstein lidera pela sexta vez ranking da América Latina


Hospital Albert Einstein lidera pela sexta vez ranking da América Latina
Sexta edição da pesquisa da América Economía com seis representantes do Brasil
da Redação
A América Economía divulgou o ranking dos melhores hospitais e clínicas da América Latina. 

A consultoria América Economía Intelligence, acaba de divulgar o ranking 2014 dos 42 melhores hospitais e clínicas da América Latina. Seis hospitais brasileiros fazem parte da lista: 4 hospitais de São Paulo (Albert Einstein, Samaritano, Alemão Oswaldo Cruz e Edmundo Vasconcelos), 1 do RJ (Hospital São Vicente de Paulo) e 1 do RS (Moinhos de Vento). 

Esta é a sexta vez que o Hospital Albert Einstein lidera o ranking, garantindo o pleno nas seis edições realizadas.

A participação foi aberta a todos os hospitais gerais e clínicas de alta complexidade da América Latina, reconhecidos pela Organização Panamericana de Saúde. 

A pesquisa levou em consideração seis critérios: Segurança e Dignidade do Paciente, Capital Humano, Capacidade, Gestão do Conhecimento, Eficiência Médica e Prestígio. 

Das 42 instituições que fazem parte do ranking deste ano, 14 delas possuem acreditação da Joint Commission International (JCI), “a mais reconhecida de todas as acreditações nesse ramo”, como descrito pelo próprio organizador da pesquisa. A publicação destaca a evolução desde 2009, quando apenas 6 das instituições tinham JCI.

Os hospitais brasileiros que estão entre os melhores da América Latina são: 
Hospital Israelita Albert Einstein (SP, 1º lugar), 
Hospital Samaritano (SP, 6º lugar), 
Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP, 12º lugar), 
Hospital Moinhos de Vento (RS, 17º lugar), 
Hospital São Vicente de Paulo (RJ, 20º lugar)
Hospital Edmundo Vasconcelos (SP, 22º lugar).


Fonte: http://www.diagnosticoweb.com.br/

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Fundamentals For Care


CBA oferece novo produto para hospitais e ambulatórios atenderem a RDC 36
Ferramenta autoavaliativa e validada por técnicos do CBA pode atestar qualidade em até 3 meses

A partir de janeiro deste ano, todos os serviços de saúde em funcionamento no país deveriam atender a resolução 36 da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mais conhecida como RDC 36. No entanto, muitas instituições brasileiras ainda têm dúvidas sobre como implantar seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e atender ao Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Percebendo essa demanda e o fato de que as instituições ainda necessitam de um grande suporte para estabelecer processos de gestão da qualidade e segurança, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) está lançando um novo produto: o Fundamentals for Care.

Leia mais http://cbacred.org.br/noticias/2014/10/09.asp

sexta-feira, 3 de outubro de 2014



Participem da 31.a. Conferência Internacional da ISQua!  
Acesse a programação aqui 

Segue abaixo a lista dos patrocinadores e apoiadores da 31.a. Conferência Internacional da ISQua

Patrocínios 

Hospital Israelita Albert Einstein

Associação do Sanatório Sírio - Hospital do Coração

Hospital Sírio Libanês

Hospital São Camilo

Amil Assistência Médica

Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Bradesco  Saúde

Hospital Beneficência  Portuguesa de São Paulo
www.beneficencia.org.br

Agência Nacional de Vigilância Sanitária -ANVISA 
www.anvisa.gov.br


Apoios 

Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde - IBES

Consórcio Brasileiro de Acreditação - CBA

Instituto Qualisa de Gestão - IQG

Epimed Solutions 

Associação Nacional de Hospitais Privados - ANAPH

Hospital e Maternidade Santa Joana 

Rede D'or São Luiz 

Hospital Santa Paula

Confederação Nacional de Saúde - CNS

Sanofi

CBA participa efetivamente da 31ª Conferência Internacional da ISQua

CBA participa efetivamente da 31ª Conferência Internacional da ISQua

Dois membros do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) estão participando efetivamente da 31ª Conferência Internacional da ISQua: José Carvalho de Noronha, Assessor de Relações Internacionais, é co-presidente da Comissão de Planejamento do evento. Já a Superintendente do CBA, Maria Manuela Alves dos Santos, é presidente do Comitê Organizador Local. Outros membros do CBA também estarão presentes no evento, através da participação em três mesas e apresentação de seis pôsteres. leia mais em www.cbacred.org.br 

Healthcare Accreditation



Edição especial

O CBA distribuirá ainda na 31ª Conferência, o novo número de sua revista Acreditação em Saúde, que traz uma novidade: uma edição traduzida para inglês. “Fizemos essa publicação especialmente pensando nesse evento, pois o CBA acredita que é importante compartilhar o que é realizado pelas instituições brasileiras acreditadas pela JCI/CBA com profissionais e instituições de outros países. Nosso intuito é fazer com que eles conheçam as boas práticas realizadas no Brasil e como estamos preocupados com a segurança do paciente”, ressalta Cristiane Henriques, chefe do Departamento de Marketing e Comunicação do CBA.
A nova edição da revista Acreditação em Saúde conta com 20 matérias relatando as experiências de hospitais brasileiros acreditados nas áreas de cuidados paliativos, gerenciamento de risco, gestão da qualidade e programas de prevenção de doenças, entre outras, além de um artigo de autoria do Assessor de Relações Internacionais do CBA, sobre Qualidade em Saúde, e uma entrevista exclusiva com David Bates, presidente da ISQua.
Clique aqui 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ANS discute lei que exige contratos entre OPS e prestadores

Regulamentação
ANS discute lei que exige contratos entre OPS e prestadores
*Lenir Camimura
As discussões sobre a regulamentação da Lei 13003/14, que torna obrigatória a existência de contratos escritos entre operadoras e seus prestadores, foram iniciadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nessa quinta-feira (25). Em reunião com um Grupo de Trabalho (GT), que reuniu os interessados no assunto, a ANS apresentou os pontos da Lei que precisam ser esclarecidos e ouviu sugestões dos participantes.
A Lei 13003/14, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, diz que “a inclusão de qualquer prestador de serviço como contratado (...) implica compromisso com os consumidores” e, por isso, permite a substituição de prestadores no plano desde que seja por prestador equivalente e que o usuário seja comunicado da mudança com 30 dias de antecedência.
O texto também prevê a regulação das condições de prestação de serviço por meio de contrato escrito entre operadoras e prestadores. O instrumento jurídico deve trazer a definição dos serviços contratados, bem como seus valores, critérios, forma e periodicidade de reajuste, que deve ser anual, realizada no prazo improrrogável de 90 dias, a contar do início de cada ano-calendário.
A novidade da Lei é estabelecer que, em caso de não haver acordo entre as partes nas negociações de reajuste, a ANS ficará responsável por definir o índice de aumento.
O objeto de discussão do GT da ANS é como essas questões serão tratadas e operacionalizadas. Coordenado pela diretora de Desenvolvimento Setorial, Martha Oliveira, o GT definiu, ontem, alguns pontos para discussão: se os contratos que já existem entre operadoras e prestadores precisam ser adaptados à nova regra; qual a equivalência para a substituição de prestadores; como será feita a comunicação com os usuários quando houver substituição de prestador; como cada item que deve ser abordado pelo contrato será estabelecido; a definição do ano/calendário; quando o índice proposto pela ANS será utilizado; e como definir esse índice.
Questiona-se, ainda, quem vai fiscalizar a existência dos contratos e os descumprimentos das cláusulas. “Precisamos verificar o que a Lei define como responsabilidade da ANS e o que não. Porque se, por exemplo, uma operadora descumpre sua parte, a ANS pode notificá-la, mas se um prestador descumpre o contrato, a Lei não dá a ANS poderes para fiscalizá-los. E é isso que precisamos definir como será feito”, explicou Martha Oliveira.
A RN também vai prever as penalidades no couber, como a ausência do contrato mesmo após o término do prazo. O contrato em si também deve definir as penalidades para o descumprimento das obrigações de cada uma das partes.
A contratualização não é assunto novo para a ANS. Há normas da Agência que já estabeleciam regras para a questão, como as RNS 42, 54, 71, 241 e a IN 49. De acordo com a diretora, todas essas normas que já tratam do assunto serão consolidadas na nova RN, complementando o que faltar. “A Lei reforça o que já vínhamos trabalhando e favorece para que os contratos aconteçam, porque muitos prestadores ainda não possuem um instrumento jurídico junto às operadoras”.
Um dos pontos mais polêmicos, a definição de um índice de reajuste pela ANS, será tema específico de uma das próximas reuniões do GT. Martha Oliveira explicou que é preciso discutir os critérios para formação desse índice, quando ele será aplicado e se haverá um prazo para a negociação entre as partes, antes que a ANS se pronuncie.
O Grupo terá mais três encontros para discutir essas questões e finalizar os trabalhos com uma minuta para a Resolução Normativa. A Lei 13003/14 entra em vigor no dia 24 de dezembro, mas o ideal é que a regulamentação esteja pronta antes disso. Por isso, a ANS vai reunir o GT nos dias:
ü  17 de outubro, quando serão detalhados os pontos apresentados no encontro de ontem;
ü  04 de novembro, que vai discutir o índice de reajuste; e
ü  11 de novembro, quando será apresentada e discutida a minuta de regulamentação.

Quem quiser participar das discussões da próxima reunião, pode enviar sugestões para lei13003@ans.gov.br, até o dia 10 de outubro.
Fonte: Politica e Poder - newsletter 

É preciso incluir a saúde financeira nos programas corporativos de saúde e RH

É preciso incluir a saúde financeira nos programas corporativos de saúde e RH

*Alberto Ogata – presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida
Pesquisa global mostra que o bem-estar financeiro é o pior indicador no Brasil. As pessoas não conseguem administrar suas finanças, não poupam para o futuro, se endividam, gerando stress e adoecimento.
A maior pesquisa global sobre bem-estar acaba de divulgar seus últimos resultados. O “Global Well-Being Index” é uma iniciativa de duas empresas internacionais, Gallup e Healthways e visa ser um barômetro das percepções individuais do bem-estar no mundo todo. As organizações definem bem-estar como a maneira como as pessoas pensam e vivenciam o dia-a-dia e sabe-se que isso está relacionado à produtividade e custos em assistência médica, pois pessoas com altos níveis de percepção de bem-estar são mais saudáveis, produtivos e resilientes diante dos desafios cotidianos.
A pesquisa já fez mais 1,25 milhões de entrevistas em mais de 160 países desde o seu início em 2005. O Global Well-Being Index inclui cinco elementos de bem-estar: (1) Propósito – o que você faz todo dia e o quanto está motivado para atingir os seus objetivos (2) Social – relações afetivas e de suporte na vida (3) Financeiro – gerenciamento sua vida financeira para reduzir o stress e aumentar a sua segurança para o futuro (4) Comunidade – conexão com o local onde vive, sentir-se seguro e estar integrado à comunidade (5) Físico – ter boa saúde e energia suficiente para as atividades diárias. Estes elementos são avaliados e classificados em três categorias: (1) vivendo próximo de sua plenitude (2) com dificuldade (3) sofrendo.
Globalmente, apenas 17% da população está vivendo na plenitude em três ou mais elementos. A categoria em que as pessoas têm melhores índices é o comunitário. Os respondentes com maior nível educacional, que estão casados ou com relacionamento estável são os que possuem o maior percentual de respondentes com três ou mais elementos em que vivem em plenitude.
Com relação ao Brasil, o melhor indicador foi o social, em que 52% dos respondentes estavam no melhor indicador, estando semelhante ao conjunto das Américas. O percentual de brasileiros que relataram estar no melhor nível do indicador propósito (45%) foi superior ao dos outros países da região. A pesquisa revela que 49% dos respondentes que estão empregados relatam estar vivendo em plenitude o indicador propósito, em comparação com 39% dos não empregados. Este é um dos sinalizadores de engajamento no trabalho que é um dado positivo.
Com relação ao indicador de bem-estar comunitário, cerca de 41% estão no nível superior da escala, mas constatou-se que os moradores em regiões urbanas possuem duas vezes mais possibilidade de estar “sofrendo” nesta dimensão do que os habitantes na zona rural.
O pior indicador no Brasil foi o relacionado ao bem-estar financeiro. De acordo com o relatório este indicador está baixo de maneira alarmante. As mulheres (46%) têm chance de estar sofrendo nesta dimensão em relação aos homens (36%). Cerca de 41% dos brasileiros relataram estar no pior estágio do bem-estar financeiro, em comparação com 29% no continente e 25% no mundo como um todo.
O bem-estar financeiro não está somente relacionado à renda. As pessoas que conseguem gerenciar melhor as suas finanças, conseguem ter acesso a coisas que gostam, doar recursos para causas comunitárias, usar recursos e tempo para atividades sociais e estar mais tranquilo em relação ao futuro. As pessoas que têm altos níveis de bem-estar financeiro têm menos stress, adoecem menos e têm menos doenças crônicas. No entanto, muitas vezes, as pessoas são induzidas a consumir demais, se endividam, não poupam e, consequentemente não conseguem fazer coisas que gostam e que trazem bem-estar, como atividades de lazer, cultura ou social.
Neste contexto, devemos considerar:
- De acordo com a organização “Personal Finance Employee Education Foundation”, o número de americanos que conseguem lidar “bem” com suas finanças caiu significativamente de 42% para 24% entre 2006 e 2012;
-  De acordo com um estudo de 2009 intitulado “Trabalhos de Pesquisa: Parcerias em prol da Saúde Mental no Ambiente de trabalho”, o dinheiro representa uma fonte significativa de estresse para 81% das pessoas, enquanto a economia ficou em segundo lugar, com 80%, o trabalho representando 67%, problemas de saúde familiar representando 67%, e gastos com habitação, 62%.
- Uma pesquisa da Associated Pressão Health Poll  intitulada “Estresse oriundo de dívidas: o impacto do dinheiro em nosso corpo” mostrou que 39% das pessoas com altos níveis de estresse têm problemas com insônia/sono. Em segundo lugar, está a alta pressão sanguínea, para 33% dos respondentes. Acima de ¼ (27%) dos respondentes relataram úlceras estomacais. Mais que a metade (51%) relatou dores musculares e dores nas costas, enquanto que 29% disseram sofrer de ansiedade extrema e outros 23% sofrem de depressão grave. Enxaquecas e dores de cabeça também foram relatadas como problemas presentes no dia a dia de 44% dos respondentes.
Em várias partes do mundo, as empresas possuem programas de gestão financeira pessoal, com orientação profissional, acompanhamento e suporte. Ajudam os colaboradores a constituírem um fundo de reserva pessoal, contribuírem para a previdência complementar e não se endividarem demais. Oferecem incentivos para esta adesão e incluem esta ação nos programas de qualidade de vida. No Brasil há poucas iniciativas e que têm caráter pontual. Os dados apresentados por esta pesquisa ressaltam a importância de incluir este tema nos programas de saúde, recursos humanos e qualidade de vida no ambiente corporativo.


Hospital Acreditado Internacionalmente JCI/CBA entre as 100 maiores empresas do Rio Grande do Sul

Moinhos de Vento está entre as 100 maiores empresas do Rio Grande do Sul
            A Associação Hospitalar Moinhos de Vento está entre as 100 maiores empresas do Rio Grande do Sul. De acordo com o ranking "500 Maiores do Sul - Grandes&Líderes", realizado pela Revista AMANHÃ e PwC Brasil, divulgado na última semana, o Moinhos de Vento ficou em 72º lugar entre as empresas analisadas no Estado, e na posição 185º entre as 500 mais destacadas da região Sul.
             A instituição hospitalar investiu R$ 110 milhões provenientes de isenções fiscais na construção do Hospital Restinga e Extremo Sul. A nova unidade, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, beneficia cerca de 110 mil habitantes de seis bairros da capital gaúcha. Em 2013, a receita bruta cresceu 15,2% na comparação com o ano anterior, atingindo R$ 426,7 milhões.          
O hospital é referência em práticas médicas, assistenciais e de gestão, sendo desde 2002 a primeira instituição de saúde do Sul do país certificado pela Joint Commission International (JCI). É também reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos seis hospitais de excelência do país, único entre os estados do Sul. Na área de qualificação, a entidade firmou parceria histórica com a Johns Hopkins Medicine International (JHI), braço internacional da Johns Hopkins Medicine. Além disso, possui o Instituto de Educação e Pesquisa (IEP).
O Moinhos de Vento conta ainda com centros que são referências nas áreas de cardiologia, oncologia, neurologia e neurocirurgia, ortopedia, traumatologia e materno-infantil. Inaugurado em outubro de 1927, o hospital conta com mais de 3.200 médicos credenciados, cerca de 3.400 colaboradores, 360 leitos e mais 72 de Unidade de Tratamento Intensivo.
             Na sua 24ª edição, o ranking “500 Maiores do Sul - Grandes&Líderes” é feito tendo como base os balanços oficiais das companhias. São examinadas as demonstrações contábeis de grupos e das empresas individuais. No mês de setembro serão realizadas três cerimônias de premiação – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, quando serão homenageadas as cem maiores companhias de cada estado e as empresas líderes em mais de 30 setores de negócios. 

A cerimônia de premiação acontece no dia 30 de setembro, na Casa Vetro, em Porto Alegre.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014



Simpósio Nacional: Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente
Data: 26 de setembro de 2014

Local: Auditório do Hospital Vitória - Av. Vereador Abel Ferreira s/n - Anália Franco - São Paulo - São Paulo
Realização
Amil
Consórcio Brasileiro de Acreditação – CBA/ Joint Commission International - JCI
08hCredenciamento e Welcome coffee
09hAbertura
Consórcio Brasileiro de Acreditação - CBA - Heleno Costa Junior
AMIL – Sandra Francisca Pereira – AMIL – Rede Própria
09h15Implementando e Monitorando o Plano de Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente
Sandra Francisca Pereira - AMIL - nome da instituição: Liderança e Planejamento do Programa de Melhoria de Qualidade e Segurança do Paciente. (30 min)
DANIELLA CRISTINA CHANES – HIAE/SP: Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (30 min)
LUCAS PETRI DAMIANI – HCOR/SP: Metodologia de Analise dos Dados. (30 min)
DANIELLA BRUNI ROMANO DE MORAES BARROS – HAOC/SP: Implementação e manutenção das Mudanças que resultam em Melhoria. (30 min)
Debatedor: Heleno Costa Junior - CBA
11h15Debate
12hIntervalo para Almoço
13h30Painel: Utilizando e Analisando os Indicadores Assistenciais e Administrativos
CHRISTIANE PADOVANI – HSP/SP: O Papel da Liderança; Como; Mudando a Cultura da Instituição; Identificando, Reduzindo Riscos e Variações de Maneira Pró-ativa. (50 min)
DR. MARCIO ARRUDA – HOSPITAL PAULISTANO/SP: Utilizando Dados para Manter o Foco nas Questões Prioritárias e Procurando Demonstrar Melhorias Sustentáveis. (50 min)
Debatedor: Rosangela Boigues Pittioni - CBA
15h10Debate
15h25Painel: Analisando e Utilizando Ferramentas Proativas para Riscos, Eventos Adversos e Sentinelas.
FERNANDO MOISES JOSÉ PEDRO – HOSPITAL ALVORADA/SP: Desenvolvendo um maior apoio da liderança para um programa que abranja toda instituição; Treinamento e envolvimento dos profissionais e Estabelecendo prioridades mais claras sobre o que medir. (40 min)
DR. VALTER FURLAN – HOSPITAL TOTALCOR/SP: Tomando decisões com base em dados resultantes da medição e Realizando melhorias fundamentadas na comparação com outras instituições, em âmbito nacional e internacional. (40 min)
Debatedor: Heleno Costa Junior - CBA
16h45Debate
17hEncerramento

TAXA DE INSCRIÇÃO
Inscrições realizadas pelo e-mail: eventos@cbacred.org.br ou pelos telefones (21) 3299-8202 e (21) 3299 8242 – valor de R$ 230,00 (duzentos e trinta reais)
Coffee break incluído


FORMA DE PAGAMENTO
BOLETO BANCARIO: O boleto bancário será enviado para o e-mail do participante que deverá efetuar o pagamento conforme as instruções contidas no mesmo. È indispensável o envio do boleto bancário pago via fax: 21 – 3299 8242 ou e-mail: secretaria.eventos@cbacred.org.br, para que possamos remeter a nota fiscal.


EVENTO ESPECIAL REALIZADO POR TRANSMISSÃO VIA WEB
As instituições interessadas em participar deste evento por TRANSMISSÃO VIA WEB devem entrar em contato pelo email: secretaria.eventos@cbacred.org.br ou pelo telefone (21) 3299-8242.

Infraestrutura mínima necessária: computador com acesso a internet banda larga (O ideal é a utilização de banda larga acima de 1 mega), tela de projeção ou TV para exibição de imagens e sistema de som com microfone para captação/recepção de áudio.

NÃO ACONSELHAMOS A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA 3G.

Valor do investimento até 50 pessoas = R$ 4.000,00

OBS - No evento por videoconferência todos os participantes receberão o certificado

SECRETARIA EXECUTIVA:

CBA - Consórcio Brasileiro de Acreditação
Rua São Bento nº. 13 - 4º andar - Centro - CEP: 20090-010 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 55-21-3299 8242 e 3299 8202
E-mail: eventos@cbacred.org.br e secretaria.eventos@cbacred.org.br

terça-feira, 12 de agosto de 2014

I Simpósio AHERJ de Enfermagem

I Simpósio AHERJ de Enfermagem
No dia 14 de agosto, o CBA se faz presente como palestrante no I Simpósio de Enfermagem da Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ). No evento, o Coordenador de Educação do Consórcio, Heleno Costa Junior, discutirá gestão, qualidade e humanização com foco na segurança do paciente. A programação também inclui debates sobre a inserção das tecnologias e o seus reflexos na humanização do cuidado com o paciente; gestão de enfermagem com ênfase na qualidade de assistência e segurança do paciente; e o papel da enfermagem  na acreditação e certificação de hospitais e serviços de saúde.

O encontro acontece das 9h às 13h, na AHERJ (Rua dos Andradas 96, 13º andar - Centro). Mais informações: (21) 2203-1343 ou cedeps.aherj@gmail.com.