sexta-feira, 16 de março de 2018

Superintendente do CBA é eleita uma das 100 pessoas mais influentes da saúde no Brasil


Superintendente do CBA é eleita uma das 100 pessoas mais influentes da saúde no Brasil
By Maria Fernanda Rodrigues
A médica e superintendente do Consórcio Brasileiro de Acreditação, Maria Manuela Alves dos Santos, recebe pela segunda vez o prêmio “100 Mais Influentes da Saúde” pelo seu envolvimento com questões relativas à segurança do paciente e qualidade dos serviços de saúde desde 1998 com a fundação.
O CBA é o parceiro brasileiro da Joint Commission International (JCI), agência avaliadora de qualidade e segurança em instituições de saúde do mundo.
Confira a notícia completa:
Superintendente do CBA é eleita pela segunda vez uma das 100 pessoas mais influentes da saúde no Brasil.
Envolvida com questões relativas à segurança do paciente e qualidade dos serviços de saúde desde 1998 com a fundação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), a médica Manuela Alves dos Santos recebe, pela segunda vez, o Prêmio 100 Mais Influentes da Saúde, instituído pelo Grupo Mídia. Atual superintendente do CBA, Maria Manuela foi uma das cinco personalidades escolhidas na categoria Qualidade e Segurança. A seleção é feita por meio de votação do público pelo site e também pela análise de mercado realizada pelo Conselho Editorial do Grupo Mídia. O CBA é o parceiro brasileiro da Joint Commission International (JCI), a maior e mais tradicional agência avaliadora de qualidade e segurança em instituições de saúde do mundo.
Para Maria Manuela, essa premiação reflete a luta de vários profissionais pela melhoria da saúde no Brasil. “É uma satisfação ter reconhecido um trabalho que é realizado há cerca de 20 anos em prol da melhoria da qualidade e segurança. Ser eleita, pela segunda vez, ao prêmio ‘Os 100 mais influentes da Saúde’ só aumenta a minha responsabilidade nessa missão”, comemora ela, que já foi titular da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e presidiu a Fundação Ary Frauzino, ligada ao Inca.
Maria Manuela destaca que o reconhecimento veio coroar um ano de importantes realizações para o CBA. “O ano de 2017 foi de valorização da nossa área de educação: criamos novos cursos e capacitamos um número cada vez maior de pessoas. Afinal, são as pessoas que tornam os processos seguros”, afirma ela. O saldo positivo do ano é confirmado pela expansão da cultura de qualidade e acreditação no Distrito Federal, na Bahia e em Minas Gerais e também pela reacreditação de diversas instituições de saúde em todo o país. “Tudo isso é uma comprovação de que a metodologia da JCI é uma ferramenta importante que valoriza constantemente a qualidade e a segurança em saúde”, diz ela.
Para 2018, os planos são de expansão da cultura de educação para a acreditação não só no Brasil, mas também em Portugal. “Vamos investir ainda mais em recursos humanos, ponto-chave para o alcance dessa meta. Incluiremos, em nossos cursos, a disciplina de ética aplicada à saúde, uma questão fundamental na formação de qualquer pessoa e profissional. Além disso, lançaremos um novo MBA, em parceria com o Instituto Dona Helena de Ensino e Pesquisa, em Santa Catarina”, adianta a superintendente do CBA.

Fonte: SB Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário