terça-feira, 13 de agosto de 2013
Hospital Alvorada contabiliza resultados da acreditação JCI
Hospital Alvorada contabiliza resultados da acreditação JCI
“Tem sido gratificante observar o orgulho e a honra que é para nossos funcionários trabalhar em uma instituição com o selo de acreditação da JCI”, afirma Fernando Moisés José Pedro, diretor técnico do Hospital Alvorada, que conquistou, em maio, a acreditação internacional da Joint Commission International (JCI), por meio do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). Para ele, o fator diferencial dessa caminhada de sucesso em direção à acreditação foi o grande envolvimento dos colaboradores desde o início. “Não é fácil mudar um estilo de cultura já implementado, mas o engajamento de todos foi contagiante e tornou a escalada bem mais leve. Sem dúvida é uma experiência que nos enche de orgulho”, revela.
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Campanha Metas Internacionais de de Segurança do Paciente
Campanha busca incentivar hospitais a cumprirem as metas internacionais de segurança do paciente
segunda-feira, 27 de maio de 2013
SIMPÓSIO NACIONAL:
parceria:
SIMPÓSIO NACIONAL:
ATUALIZAÇÃO EM PREVENÇÃO E CONTROLE DAS
INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE
27/06/2013
sexta-feira, 12 de abril de 2013
Envelhecimento e qualidade de vida é o foco do II Congresso Internacional de Acreditação
Envelhecimento e qualidade de vida é o foco do II Congresso Internacional de Acreditação
A expectativa de vida no Brasil vem crescendo nos últimos tempos. Dados do IBGE mostram que o brasileiro vive 3 anos e 7 meses a mais em comparação com a década passada, atingindo a idade média de vida de 74 anos. Esse avanço, entretanto, representa também o surgimento de diversos problemas de saúde relacionados ao envelhecimento. Discutir o impacto do envelhecimento no setor de saúde e como hospitais, clínicas, serviços de home care e operadoras de saúde estão se preparando para essa nova realidade, mantendo a qualidade e a segurança no atendimento é a proposta do II Congresso Internacional de Acreditação, que acontece nos dias 15 e 16 de agosto, no Rio de Janeiro.
Promovido pela Joint Commission International (JCI), maior agência avaliadora da qualidade em saúde do mundo, e seu representante no Brasil, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), o evento terá a participação de especialistas nacionais e internacionais para abordar O Presente e o Futuro da Segurança no Cuidado ao Paciente – Resultado da Acreditação no Novo Cenário Econômico e Populacional.
“Convidamos a Dra. Tracey Cooper, presidente da International Society for Quality in Health Care (ISQua), organização independente sem fins lucrativos cuja missão é melhorar a qualidade e segurança dos cuidados de saúde no mundo, para fazer um painel sobre a importância da segurança dos pacientes na acreditação e cuidados de longa duração”, adianta Rosângela Boigues, organizadora do Congresso e coordenadora de Ensino do CBA. Ela comenta que todas as mesas temáticas do evento terão como formato um palestrante especialista no assunto e convidados dos hospitais acreditados pela JCI/CBA, que mostrarão suas melhores práticas acerca da tema abordado. “O formato será outro apenas nas três conferências do congresso, que abordarão a melhoria da qualidade e sergurança em saúde por conta dos programas de acreditação, as lições de segurança do paciente na qualidade internacional e na conferência que abordará o atendimento social para pessoas idosas”, explica.
A geriatria, a gerontologia e o cuidado múltiplo também terá destaque no talk show Melhoria da Qualidade de Vida na Terceira Idade. “É preciso discutir o papel da equipe multiprofissional no atendimento a esse público, tanto no ambiente hospitalar quanto no ambiente externo. O plano do cuidado ao paciente passa não apenas pelo médico e enfermeiro, mas por uma equipe ampliada formada por fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e até mesmo pelo cuidador de idosos”, salienta Boigues.
A representante do CBA chama a atenção ainda para ampliação do acesso à saúde das classes C e D às operadoras de planos de saúde. “Antes o SUS dava conta desse público. Hoje, essa camada está beneficiada nos planos. Precisamos saber como as operadoras estão cuidando da saúde dessa população. Como está a assistência prestada?”, descreve Boigues o objetivo do painel Avaliação dos Órgãos Regulatórios em Saúde e Acreditação, que contará com representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) e da Bradesco Saúde, primeira operadora acreditada do país.
Rosângela Boigues defende que a acreditação ajuda as instituições a cuidar, a fazer um planejamento, um programa de cuidados e pós-cuidados para esse público. “O ponto inicial parte da capacitação profissional”, ressalta.
Para conhecer a programação completa e saber outras informações sobre o II Congresso Internacional de Acreditação da JCI/CBA, que acontece dias 15 e 16 de agosto no Rio Othon Palace, em Copacabana, no Rio de Janeiro, acesse o site http://www.cbacred.org.br/IIcongressointernacionalacreditacao/
Trabalhos científicos
O profissional ou instituição que desejar apresentar seu trabalho científico na sessão de pôsteres do II Congresso Internacional de Acreditação da JCI/CBA tem até o dia 1º de julho para fazer sua inscrição no site do CBA. Os trabalhos podem concorrer nas categorias processos clínicos/assistenciais, processos administrativos/gerenciais ou processos de educação de pacientes. Todos devem estar relacionados ao tema central do evento, com destaque para: o papel da equipe multiprofissional no plano de cuidado ao paciente; cuidado mais seguro para o paciente no ambiente externo do hospital; como avaliar a qualidade no atendimento social para pessoas idosas; a identificação de eventos adversos para ações de melhoria da qualidade e segurança dos cuidados aos pacientes em instituições de saúde acreditadas; a importância da segurança dos pacientes na acreditação de longa duração; e avaliação dos órgãos regulatórios em saúde e acreditação.
“Os três primeiros colocados receberão prêmio em dinheiro. Todos os trabalhos selecionados farão parte da revista Acreditaç@o, uma publicação científica do CBA”, ressalta a coordenadora de Ensino do CBA. Outras informações e a ficha de inscrição estão acessíveis em http://www.cbacred.org.br/site/wp-content/uploads/2011/04/Ficha-Modelo1.pdf.
quarta-feira, 13 de março de 2013
Queremos ouvir a sua Opinião!
Prezado(a) leitor (a),
O Consórcio
Brasileiro de Acreditação lançou a 4ª Revista Acreditação em Saúde -
Apresentando relatos das Experiências e Boas Práticas em Saúde praticadas por
Hospitais Acreditados pelo CBA/Joint Commission International .
Por
isso, gostaríamos muito de ouvir sua opinião, sua participação é muito
importante para que possamos aprimorar nossa próxima edição.
Obrigada!
terça-feira, 5 de março de 2013
http://revistahosp.com.br/flip/index.php?revista=hosp#/32http://revistahosp.com.br/flip/index.php?revista=hosp#/32
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Revista Acreditação em Saúde - Gerenciamento de Riscos
Publish at Calameo or read more publications.
http://www.cbacred.org.br/site/casos-de-sucesso/acreditacao-em-saude-gerenciamento-de-risco-2-o-semestre-2012/
Está no ar a 4ª edição da revista Acreditação em Saúde, publicação semestral do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante exclusivo no Brasil da Joint Commission International (JCI). Nesse número, os leitores podem conferir uma entrevista especial com Paula Wilson, presidente da JCI, junto ao vice-presidente de Acreditação, Padrões e Medidas da acreditadora norte-americana, Paul vanOstenberg, que falam sobre a evolução da acreditação no Brasil desde que foi estabelecida a parceria com o CBA, em 2000. “A acreditação está se tornando umbenchmarking importante para as principais instituições no Brasil”, opina Paula Wilson.
Leia mais no link abaixo:
http://www.cbacred.org.br/site/casos-de-sucesso/acreditacao-em-saude-gerenciamento-de-risco-2-o-semestre-2012/
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Vídeo – Acreditação de operadoras de saúde é tema da série Boas Práticas em Saúde
Vídeo – Acreditação de operadoras de saúde é tema da série Boas Práticas em Saúde
O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), primeira instituição homologada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avaliar e conceder acreditação para operadoras de planos de saúde, no Brasil, está lançando o terceiro vídeo da série Boas Práticas em Saúde, com o tema Acreditação para Operadoras de Planos de Saúde.
Com 8 minutos de duração, o programa, criado pela SB Comunicação, enfoca a história e os benefícios da acreditação para operadoras, prestadores de serviços e usuários de planos de saúde. Para falar do assunto foram convidados o Coordenador de Acreditação para Operadoras de Planos de Saúde do CBA, José de Lima Valverde Filho, e Márcio Coriolano, presidente da Bradesco Saúde, primeira operadora de saúde acreditada no País.
Para Valverde Filho, a acreditação faz com que a operadora de saúde trabalhe dentro de padrões de qualidade pré-definidos em manuais de qualidade para acreditação. Segundo ele, a conquista da acreditação traz um diferencial mercadológico para a operadora, já que o cliente passa a ter conhecimento que a operadora que ele busca contratar ou a qual pertence, segue padrões de qualidade na prestação do seu atendimento. “A acreditação pode ser um atrativo para aumentar a cartela de clientes de uma operadora. Como também, a insatisfação do cliente pode simbolizar o rumo dele para outro serviço”, vislumbra o Coordenador do CBA.
Segundo o presidente da Bradesco Saúde, a instituição enfrentou alguns desafios para se adequar aos padrões de acreditação. “Houve uma grande mudança cultural dentro da empresa, já que a acreditação implica em novos processos, em mudança de conceito. Deixamos de ser uma operadora que era uma financiadora do acesso da população à medicina para ser efetivamente uma gestora de recursos médicos”, analisa Coriolano. O presidente da Bradesco Seguros atribui que a melhoria da instituição no Índice de Desempenho da Saúde seja fruto da conquista da acreditação.
Coriolano assegura que os associados da Bradesco Saúde já percebem a mudança advinda do processo de acreditação: “Anualmente, fazemos uma pesquisa de satisfação com os nossos clientes. Essa última pesquisa apontou uma melhora significativa do nível de satisfação e da percepção do cliente em relação à qualidade da organização.”
Acreditação de planos de saúde:
Como implementar os padrões de acreditação?
“No último trimestre cerca de cinquenta operadoras fizeram contato com o CBA, interessadas em iniciar o processo de acreditação.” A afirmativa é de Heleno Costa Júnior, Coordenador de Educação da instituição. Nesta entrevista, Heleno dá um panorama do setor e fala como as operadoras devem implementar os padrões de qualidade exigidos para a acreditação. Leia a entrevista completa
Acreditação de Planos de Saúde: Como elaborar um programa efetivo de melhoria da qualidade?
Acreditação de Planos de Saúde:
Como elaborar um programa efetivo de melhoria da qualidade?
Por Sylvia Regina Nava Cozer*
Lançado em novembro de 2011 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o programa de acreditação de operadoras de planos de saúde (OPS) tem caráter voluntário e objetiva qualificar, num sentido amplo, as OPS, melhorando o grau de satisfação entre seus públicos (beneficiários colaboradores e prestadores de serviço).
Existem sete dimensões para avaliação de uma operadora: Programa Melhoria da Qualidade, Dinâmica da Qualidade e Desempenho da Rede Prestadora, Sistemática de Gerenciamento das Ações dos Serviços de Saúde, Satisfação dos Beneficiários, Programa de Gerenciamento de Doenças e Promoção de Saúde, Estrutura e Operação e Gestão. Neste artigo, nosso foco será a dimensão um: Programa de Melhoria de Qualidade.
sábado, 24 de novembro de 2012
O que os hospitais não contam para você
O que os hospitais não contam para você
Infecções, erros grosseiros, amputações desnecessárias – as armadilhas que se escondem sob a face tranquilizadora da medicina moderna; e um guia para defender seu bem mais precioso: a saúde
CRISTIANE SEGATTO|
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Quando atravessamos a recepção elegante de um hospital de boa reputação, somos encorajados a pensar que ele funciona como um território vigiado. Cada funcionário em seu lugar, trabalhando de acordo com padrões, atento ao fato de que deslizes serão notados, anotados e corrigidos. Quem conhece os bastidores das mais respeitadas instituições tem outra visão. “A realidade é mais parecida com o Velho Oeste”, diz o médico americano Martin Makary, um observador privilegiado das entranhas dos mais badalados hospitais dos Estados Unidos. Sem meias palavras, Makary expõe verdades incômodas no livro Unaccountable: what hospitals won’t tell you and how transparency can revolutionize health care (em português, Sem prestar contas: o que os hospitais não contam e como a transparência pode revolucionar a assistência à saúde). É hora de quebrar o silêncio.
Fonte: Revista Época
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