CBA lança revista científica sobre Acreditação
Publicação online trará artigos sobre avaliação da qualidade e segurança em Saúde
Estimular a produção científica a respeito de temas ligados à avaliação da qualidade e segurança em instituições de saúde. Este é o objetivo da revista Acreditação, publicação eletrônica semestral que será lançada em agosto pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), por meio de seu Programa de Pós-Graduação. Com acesso gratuito, a revista pretende favorecer a difusão da metodologia de acreditação da Joint Commission International (representada exclusivamente no Brasil pelo CBA), contribuindo indiretamente para a melhoria da assistência aos pacientes.
A publicação é voltada para profissionais de saúde e gestores de empresas e órgãos públicos, especialmente aqueles que desenvolvem ações voltadas para qualidade em saúde. O periódico tem caráter interdisciplinar e vai publicar trabalhos acadêmicos sobre pesquisas e discussões nos eixos acreditação e processos de avaliação da qualidade, e suas diversas interações.
Com abrangência internacional, cada edição vai contar com nove artigos científicos inéditos, em português, inglês e espanhol. O primeiro número trará papers sobre temas como controle de infecção hospitalar, gerenciamento de risco de incêndio, coleta seletiva de resíduos, identificação do paciente, entre outros. Os autores poderão encaminhar ainda resenhas críticas de livros relacionados ao campo temático da revista, publicados nos últimos dois anos.
Os interessados em submeter seus textos deverão enviá-los, juntamente com resumos, tabelas e imagens, para o e-mail revista.eletronica@cbacred.org.br. Os artigos devem conter no máximo de 6 mil palavras e cinco ilustrações. Já as resenhas devem ser enviadas com até 10 mil caracteres, acompanhadas de uma reprodução de alta definição da capa do livro resenhado. No site da revista estarão disponíveis os papers das edições da revista.
Os originais enviados serão submetidos à avaliação de especialistas que integram o Conselho Editorial Científico, que decidirão sobre a aceitação para publicação, e poderão sugerir aos autores reformulações ou adaptações às normas editoriais. O Conselho Editorial assegura o anonimato para os autores no processo de avaliação, como também assegura aos avaliadores o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações.
A decisão sobre a publicação dos trabalhos recebidos será da Comissão, com base na política editorial da revista, cabendo ao editor científico esclarecer dúvidas e impasses e a decisão final sobre a edição. Durante a análise serão verificados rigor, clareza e precisão quanto à produção científica, à redação, ao conteúdo e à probidade ético-teórica.
A revista Acreditação terá ainda seções de artigos de opinião, entrevistas com pesquisadores e personalidades da área, notas sobre experiências inovadoras na área de acreditação no mundo, além de resumos de teses e monografias, defendidas no Programa de Pós-Graduação do CBA e em outros programas, comentadas pelos editores.
Normas de Publicação