Acreditação em saúde deslancha no Brasil
Para a Superintendente do Consórcio Brasileiro de Acreditação o aumento da demanda das instituições pela acreditação reflete um novo cenário político para a área de saúde
A importância de sistematizar os processos assistenciais para garantir a qualidade e a segurança dos pacientes vem se disseminando com mais força entre os gestores de instituições de saúde do Brasil nos últimos anos. Um importante reflexo disso foi o aumento de mais de 20%, entre 2010 e 2011, no número de instituições acreditadas segundo a metodologia da Joint Commission International (JCI), braço internacional da The Joint Commission, organização americana com maior experiência no mundo na área de acreditação. Atualmente, as instituições brasileiras acreditadas de acordo com os padrões internacionais da JCI formam um cenário de 33 organizações, entre hospitais, ambulatórios, programas de cuidados continuados e até operadoras de planos de saúde.
Ainda que esses números representem uma parcela pequena dentro do conjunto de mais de 6 mil hospitais no Brasil, eles apontam para o crescimento rápido do interesse dos gestores da saúde por comprovar a qualidade de seus serviços por meio da acreditação, uma ferramenta relativamente recente no País. Nos Estados Unidos, por exemplo, onde a The Joint Commission completa 61 anos de atuação, já foi atingida a marca de mais de 18 mil instituições acreditadas de acordo com as normas da organização — 85% do total do país. Além disso, a tradição norte-americana pela estandartização da prática de assistência hospitalar remonta ao início de década de 1910, sendo o primeiro manual de padrões lançado em 1926.
Leia mais em : http://www.cbacred.org.br/site/noticias/acreditacao-em-saude-deslancha-no-brasil/