segunda-feira, 1 de março de 2010

Gestão de Saúde e Sustentabilidade



O Coordenador de Educação do CBA Heleno Costa Júnior, concedeu a Revista HOSP de São Paulo, uma matéria sobre Gestão em Saúde & Sustentabilidade:


1) Quais requisitos de avaliação de acreditaçãointernacional de uma unidade hospitalar são levados em conta em relação aosprojetos/ações voltados ao meio-ambiente e sustentabilidade? O manual de acreditação tem todo um Capítulo dedicado aoGerenciamento do Ambiente Hospitalar, qual seja, Gerenciamento das Instalaçõese Segurança. Neste capítulo vários aspectos são considerados para a gestão doambiente, a começar pelo completo e adequado atendimento aos requerimentoslegais e regulamentos nacionais, estaduais ou municipais vigentes e aplicáveis aoconjunto de serviços e estrutura da instituição. As lideranças institucionaisdevem atender e manter toda esta legislação, o que atualmente inclui diversosaspectos de manutenção e sustentabilidade dos elementos ambientais, como acoleta, segregação e adequado armazenamento e destinação de todos os resíduosde serviços de saúde produzidos na instituição. Alguns hospitais já adotaram ouso de coleta seletiva e a tecnologia de compactação das toneladas de lixoproduzidas diariamente pelos diversos departamentos. Também os aspectos de identificaçãoe contenção na ocorrência de derramamento de resíduos tóxicos, como osproduzidos nas unidades diagnósticas de radiologia ou laboratórios clínicos. Podemosincluir também o tratamento de esgotos e afluentes, antes de dispô-los na redepluvial. Por fim, a instituição deve definir e estabelecer um consistente eabrangente Programa de Gerenciamento, com mecanismos de monitoramento constantedas instalações e do próprio ambiente, garantindo total segurança aos pacientes,profissionais e demais ocupantes, resguardando a qualidade em todos os seusaspectos.

2) O que os hospitais têm de fazer para serem acreditados nessesentido? Atender aos requisitosprevistos nos Capítulos de Gerenciamento das Instalações e Segurança e deGoverno, Liderança e Direção. Em todos os hospitais até o momento acreditados, foinecessária uma significativa mudança nos conceitos e formas de gerenciamento doambiente, a começar pela contratação de profissionais especializados e dedicadosa estes segmentos de serviços. Isto inclui Engenheiros e Técnicos de Segurança Ambientaise do Trabalho, que desenvolveram elaborados programas de gerenciamento e monitoramento,com estratégias especificas para dar conta dos requerimentos dos padrões do manualde acreditação, assim como dos requerimentos legais recentemente publicadospelos órgãos oficiais e governamentais. A agregação destes profissionais aotrabalho das Comissões de Controle de Infecção e de Medicina e Segurança doTrabalho tem gerado expressiva mudança de comportamento nos profissionais queatuam nestas instituições, fazendo criar nova consciência sobre esta questão dasustentabilidade e manutenção da qualidade do ambiente.

3) Que hospitais acreditados e em processo de acreditaçãotêm ações nesse sentido? Favor citar os exemplos. Albert Einstein, Samaritano, Oswaldo Cruz, INCA – HC IV,INTO.

4) Investir em Meio-Ambiente e Sustentabilidade é uma tendencia? Totalmente.Aqueles que ainda não ingressaram nesta tendência terão pouco tempo para fazê-lo,pois como citado acima, além do “política e socialmente correto”, jápraticado em todo o mundo, no Brasil começa a emergir uma legislação específicae rigorosa sobre esta questão. Embora uma instituição de saúde seja o centropara tratar de doenças, nesta sua missão a grande produção de resíduos eelementos tóxicos ao ambiente e aos indivíduos deve ser tratada como uma questãoprioritária para a manutenção da qualidade de vida de todos.

Fonte: http://www.revistahosp.com.br/hosp/suprimentos.php?edicao=192&edicaoatual=192&revista=2&tipo=produtos&final=60&pagina=10&mostravip

Nenhum comentário:

Postar um comentário