CBA oferece Curso com foco em qualidade em saúde
Dias 27, 28 e 29 de abril, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) reunirá em sua sede, no Centro do Rio de Janeiro, profissionais para pensar e discutir a qualidade na área de saúde. O tema será abordado no curso Qualidade e Acreditação em Saúde, ministrado pelo enfermeiro e docente do CBA, Heleno Costa Junior. Ele, que é mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio e especialista em Programas de Acreditação Internacional, será o facilitador do curso.
Heleno tem vasta experiência na área, tendo já sido membro do Comitê Internacional de Padrões da Joint Commission International (JCI) e do Comitê de Acreditação da International Society for Quality in Healthcare (ISQua). Atualmente, exerce a função de Gestor o Instituto de Conhecimento, Ensino e Pesquisa do Hospital Samaritano de são Paulo e é membro da Academia Brasileira de Administração Hospitalar.
Na entrevista abaixo, Heleno adianta um pouco sobre o que será tratado nesse curso e como a acreditação pode contribuir para a atuação dos profissionais em seus postos de trabalho. Acompanhe!
O que será abordado no curso Qualidade e Acreditação em Saúde?
O curso irá abordar a origem, o histórico, o desenvolvimento e a atualidade dos processos, procedimentos e ferramentas da Gestão da Qualidade e dos Programas de Acreditação em Saúde existentes e utilizados no Brasil e no mundo.
O curso irá abordar a origem, o histórico, o desenvolvimento e a atualidade dos processos, procedimentos e ferramentas da Gestão da Qualidade e dos Programas de Acreditação em Saúde existentes e utilizados no Brasil e no mundo.
O que considera de mais relevante no conteúdo abordado e o que gostaria de destacar?
O que considero como relevante é o fato de que a Gestão da Qualidade e a implantação de programas de Acreditação não são mais processos facultativos colocados à disposição dos gestores em saúde, mas sim uma necessidade mandatória, em função das atuais demandas e exigências colocadas pelos órgãos reguladores, pelos pagadores de serviços, pelas instituições de saúde e, fundamentalmente, pelos próprios usuários/clientes/pacientes que buscam serviços de saúde.
O que considero como relevante é o fato de que a Gestão da Qualidade e a implantação de programas de Acreditação não são mais processos facultativos colocados à disposição dos gestores em saúde, mas sim uma necessidade mandatória, em função das atuais demandas e exigências colocadas pelos órgãos reguladores, pelos pagadores de serviços, pelas instituições de saúde e, fundamentalmente, pelos próprios usuários/clientes/pacientes que buscam serviços de saúde.
Qual é o diferencial do curso?
O diferencial do curso é o fato de que ele oferece uma abordagem baseada em experiências e práticas vivenciadas por seus instrutores e não em referenciais apenas teóricos. Os formuladores do curso, como coordenadores e os seus instrutores, por fazerem parte do CBA, que atua há 19 anos como parceiro da JCI, têm histórico na origem e no pleno desenvolvimento dos processos e programas de Gestão da Qualidade e da Acreditação no Brasil e no mundo, proporcionando aos alunos um potencial conteúdo de ações e procedimentos práticos que serão colocados como temas fundamentais na realização do curso.
O diferencial do curso é o fato de que ele oferece uma abordagem baseada em experiências e práticas vivenciadas por seus instrutores e não em referenciais apenas teóricos. Os formuladores do curso, como coordenadores e os seus instrutores, por fazerem parte do CBA, que atua há 19 anos como parceiro da JCI, têm histórico na origem e no pleno desenvolvimento dos processos e programas de Gestão da Qualidade e da Acreditação no Brasil e no mundo, proporcionando aos alunos um potencial conteúdo de ações e procedimentos práticos que serão colocados como temas fundamentais na realização do curso.
Qual a importância do curso para os profissionais que desejam iniciar da área da acreditação?
O curso irá proporcionar aos profissionais, um seleto referencial de experiência em Programas de Acreditação, configurado desde a criação da primeira agência acreditadora no mundo, a The Joint Commission (TJC) nos Estados Unidos, criada em 1951, da qual a JCI, parceira do CBA, é hoje uma subsidiária e tem o maior número de clientes acreditados em mais de 60 países no mundo. Soma-se a isso, o fato de o CBA ser pioneiro no Brasil na implantação, em 1998, de métodos e padrões de acreditação fundamentados nessa experiência de mais de 66 anos da TJC e da própria parceria com JCI, que vem desde a criação do CBA.
O curso irá proporcionar aos profissionais, um seleto referencial de experiência em Programas de Acreditação, configurado desde a criação da primeira agência acreditadora no mundo, a The Joint Commission (TJC) nos Estados Unidos, criada em 1951, da qual a JCI, parceira do CBA, é hoje uma subsidiária e tem o maior número de clientes acreditados em mais de 60 países no mundo. Soma-se a isso, o fato de o CBA ser pioneiro no Brasil na implantação, em 1998, de métodos e padrões de acreditação fundamentados nessa experiência de mais de 66 anos da TJC e da própria parceria com JCI, que vem desde a criação do CBA.
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